ü O
Realismo nasceu nas artes plásticas, com Gustave Coubert, que expôs em Paris
sua obra Enterro em Ornans, em
1850-51, e As banhistas em 1853.
ü As
telas foram consideradas escandalosas e foram recusadas na Exposição Universal,
em 1855. Em resposta, o pintor montou uma exposição própria nos arredores de
Paris, denominando-a “Le Réalisme” (O
Realismo). No catálogo da exposição, escreveu seu manifesto contra o Romantismo
e apresentou os objetivos que direcionavam sua pintura, adjetivada de realista.
ü Simultaneamente
a essa empreitada de Coubert, ocorriam publicações literárias voltadas para a
retratação dos costumes da burguesia, da vida das pessoas simples do povo e do
cotidiano.
ü A
publicação do romance Madame Bovary,
de Gustave Flaubert, em 1857, na França, é considerada um dos marcos mais
importantes do Realismo.
ü No
livro, é narrada a história de Emma Bovary, que, para fugir à vida medíocre que
pensa levar ao lado do marido, um médico de província, vive casos de adultério.
Ao final, ela se suicida. A obra causa forte escândalo na França e Flaubert
chega a ser oficialmente julgado, acusado de imoralidade.
ü Em
1876 é publicada, na França, a obra Thérèse
Raquin, de Émile Zola. Entretanto, o
escândalo provocado por Thérèse Raquin entre os críticos trouxe um
resultado inesperado: serviu de propaganda aos ideais naturalistas do romance,
colocando a recém-nascida escola literária em voga.
ü Sob
esse pretexto, a obra obteve uma nova edição no ano seguinte, acompanhada por
um prefácio, no qual Zola defende as máximas do naturalismo
literário: a necessidade de realizar uma análise científica minuciosa da alma
humana, sem idealizações morais. Dessa maneira (nas palavras do próprio Zola) cada
capítulo constitui o estudo de um caso curioso de fisiologia.
ü Thérèse
Raquin é a filha de um capitão francês e mãe argelina. Depois da morte de sua
mãe, seu pai a leva para morar com sua tia, Madame Raquin, e seu filho doente,
Camille. Porque o filho ser tão doente, Madame Raquin adora Camille ao ponto de
deixa-lo egoísta e mimado. Camille e Thérèse crescem lado a lado, e Madame
Raquin os casa quando Thérèse chega aos vinte e um anos. Pouco tempo depois,
Camille decide que a família deve mudar-se para Paris para que ele possa seguir
a carreira.
ü Thérèse
Raquin e Madame Raquin se estabelecem na Passage du Pont Neuf para apoiar
Camille, enquanto ele procura por um emprego. Camille finalmente começa a
trabalhar para a Orléans Railroad Company, onde ele se encontra com um amigo de
infância, Laurent. Laurent visita os Raquins e decide começar um caso com a
Teresa solitária, principalmente porque ele não pode pagar por prostitutas. No
entanto, este logo se transforma em um caso de amor tórrido.
ü Thérèse e
Laurent conspiram para afogar Camille quando saem em um passeio de barco. Isso
permite que eles se casem, mas a culpa vem entre eles. Eles imaginam ver o
homem morto no seu quarto todas as noites, impedindo-os de tocar uns aos outros
e rapidamente enlouquecem. Laurent, que é um artista, não pode pintar uma
imagem (mesmo uma paisagem), pois de alguma forma esta se assemelha ao homem
morto. Eles também têm que cuidar de Madame Raquin, que sofreu um acidente
vascular cerebral após a morte de Camille. Madame Raquin sofre um segundo
derrame e fica totalmente paralisada, exceto os olhos (como na síndrome locked-in
").
ü Durante
uma noite de dominó com os amigos (uma tentativa de manter uma fachada de
normalidade), ela consegue mover seu dedo com um extremo esforço de vontade
para rastrear palavras sobre a mesa "Thérèse: Laurent et ont t. .." A
frase completa foi destinada a ser "Thérèse Laurent et ont tué
Camille" (Thérèse e Laurent mataram Camille). Neste ponto, acaba sua
força, e as palavras são interpretadas como "Thérèse e Laurent cuidam de
mim muito bem".
ü Eventualmente,
Thérèse e Laurent encontram na vida insuportável em comum que levam, a vontade
de matar um ao outro. No clímax do romance, os dois estão prestes a matar um ao
outro quando cada um deles percebe os planos do outro. Cada um, em seguida,
chora e reflete sobre suas vidas miseráveis. Depois de terem se abraçado uma
última vez, os dois se suicidam bebendo veneno, em frente ao olhar atento da
velha Madame Raquin. Fonte: http://pt.shvoong.com/books/romance/2016298-therese-raquin/
ü Essa
obra inaugura o Naturalismo na Europa, considerado uma “linha avançada da
estética realista”, o qual leva “ao grau mais alto as propostas realistas no
campo literário”, conforme aponta Massaud Moisés em seu livro História da Literatura Brasileira (São
Paulo: Cultrix, 1985).
CONTEXTO HISTÓRICO
ü Na
segunda metade do séc. XIX, as ideias do liberalismo e da democracia ganham
espaço, as ciências evoluem e os métodos de experimentação e observação da
realidade passam a ser vistos como os únicos capazes de explicar o mundo
físico.
ü Essa
metade de século caracterizou-se pelo avanço cientifico, pela intensificação da
mecanização das fábricas, pelo surgimento de um grande número de indústrias,
pela aceleração de desenvolvimento dos transportes, devido à descoberta do
petróleo e da eletricidade.
ü Concentrou-se,
nas cidades, um número cada vez maior de trabalhadores, que vivam em condições
subumanas. Surgiram as seguintes correntes filosóficas:
ü O socialismo marxista
(de Marx e Engels): O socialismo científico ou socialismo
marxista representou o mais bem-sucedido conjunto de idéias destinadas a
explicar os mecanismos da exploração capitalista, propor aos trabalhadores um
projeto de luta coerente e possível e indicar a superação futura das
desigualdades, Foi elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels, a divulgação
dessas idéias iniciou-se em 1848, com a publicação do livro “O manifesto
Comunista”.
ü O positivismo
(de Augusto Comte): defende a ideia de que o conhecimento científico é a única
forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se
afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos
científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as
crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado
cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente
dos avanços científicos.
ü O determinismo
(de Taine): é o “princípio segundo o qual tudo no universo, até mesmo a vontade
humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o
comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o
sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva”. Segundo o
Vocabulário de Filosofia, determinismo é “a teoria segundo a qual tudo está determinado,
isto é, submetido a condições necessárias e suficientes, elas próprias também
determinadas”.
ü Evolucionismo
(de Darwin): Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies
aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a
existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. A partir daí,
concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um
processo dinâmico em que fatores de ordem natural seriam responsáveis por
modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a ideia de que os
organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os
seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver.
ü No
Brasil da segunda metade do século XIX, as ideias republicanas ganhavam cada
vez mais força junto às Forças Armadas, tendo o Marechal Deodoro um dos seus
defensores.
ü Em
1850, foi extinto o tráfico de escravos, o que favoreceu a economia do país.
Instalou-se o primeiro telégrafo, construiu-se a primeira estrada de ferro e
foram feitos investimentos nos portosm abrindo o país ao comércio com o
exterior.
ü Em
1877, aconteceram agitações culturais, principalmente em Recife, São Paulo,
Bahia e Rio de Janeiro.
ü A
abolição da escravatura ocorreu finalmente em 1888. Chegaram ao país os
imigrantes europeus, os empregadores os preferiam aos negros, por serem mão de
obra mais preparada. Essa foi um dos fatores que levaram milhares de negros à
marginalização.
ü A
Proclamação da República finalmente veio a ocorrer em 1889. Houve também uma
transformação no aspecto social como o surgimento da população urbana, a
desigualdade econômica e o aparecimento do proletariado.
ü A
obra Memórias Póstumas de Brás Cubas,
de Machado de Assis, publicada em 1881, é considerada o marco inicial do
Realismo no Brasil. Marco o inicio do Naturalismo brasileiro a O Mulato, de Aluisio de Azevedo, em
1881.
A ARTE REALISTA/NATURALISTA
ü Os
autores realistas/naturalistas da nossa literatura também se voltaram para a
realidade contemporânea a eles, optando por apresentar personagens concretas,
próximas da vida real.
ü Retratam
o cotidiano do homem comum das cidades de forma objetiva, construindo romances
que são verdadeiras teses documentais, detendo-se na abordagem psicológica das
personagens, na analise das relações humanas e na crise de instituições como a
família, a Igreja e o Estado.
ü São
comuns nessas obras os triângulos amorosos, com mulheres traindo os maridos.
ü É
por meio da razão e da inteligência que se relacionam com a realidade e não por
meio do sentimento, como faziam os românticos. Apoiam-se na ciência para
explicar o comportamento humano, considerado previsível, de acordo com as leis
deterministas.
ü Partindo
do principio de que o homem é produto da herança genética que traz consigo e das
influências que recebe do meio e do momento em que vivem, os autores detêm na
sondagem psicológica das personagens. Tudo pode ser reconhecido e previsto, se
observarem os princípios científicos.
ü A
linguagem utilizada pelos escritores é mais simples que a dos românticos, mas
muito mais detalhista na descrição das ações, dos ambientes e das personagens.
ü Nas
obras naturalistas, realçam-se as patologias sociais e a animalização do homem
do homem. Os ambientes focalizados são, predominantemente, os mais pobres.
ü Todo
autor naturalista é realista, mas nem todo realista é naturalista.
CARACTERÍSTICAS REALISTAS:
ü Descritivismo
(descrição pormenorizada), o que provoca lentidão da narrativa.
ü Objetivismo
– predomínio da linguagem denotativa e da expressão clara.
ü Racionalismo:
texto tem uma explicação lógica e cientificamente aceitável.
ü Personagens
próximas ao homem comum, com suas qualidades e seus defeitos, quase sempre
predominando estes últimos.
ü Densidade
psicológica das personagens.
ü Degradação
das personagens, sempre contaminadas pela hipocrisia da sociedade e
condicionadas ao meio físico e social.
ü Preferência
por ambientes urbanos e pelo momento presente.
ü Critica
social, principalmente à família, à Igreja e ao Estado.
ü Observação
e análise: o narrador distancia-se e coloca-se como um observador dos
acontecimentos e das ações das personagens.
CARACTERÍSTICAS NATURALISTAS:
A literatura naturalista pode ser
considerada uma extensão da realista, apresenta todas as características
citadas acima, mas seus autores têm uma visão biológica do ser humano e
enfatizam o determinismo. Para eles, o meio físico e social define o destino
das personagens. Não há como fugir à influência do meio.
Outras características diferenciam o
Naturalismo e Realismo:
ü Animalização
das personagens, as quais são movidas pelo instinto.
ü Preferência
por ambientes perniciosos e miseráveis.
ü Obra
de tese e de combate: no romance naturalista, pode-se dizer que há a defesa de
uma tese – toda pessoa, em contato com más influências, sejam elas provenientes
de um ambiente miserável, sejam de um meio social corrupto e hipócrita,
deixa-se contaminar. É uma obra de combate, porque denuncia as mazelas da
sociedade.
ü Predileção
por temas considerados patológicos.
ü Caracterização
das personagens, privilegiando os aspectos físicos, pouco se apresenta do seu
mundo interior.
PRINCIPAIS AUTORES:
ü Entre
os principais autores do Realismo, no Brasil, estão Machado de Assis e Raul
Pompéia.
ü Machado
de Assis contribuiu com grandes obras, como a introdutória do estilo, Memórias Póstumas de Brás Cubas,
sucedida por Quincas Borba e Dom Casmurro. As três apresentam
inúmeros temas sob uma ótica crítica e irônica, características do autor.
ü As
obras Memórias Póstumas de Brás Cubas e
Dom Casmurro são narradas em primeira
pessoa, característica incomum no romance realista. Esaú e Jacó e Memorial de Aires figuram na fase madura
e filosófica do auto, sendo, também obras realistas.
ü Entre
as obras de Raul Pompéia, O Ateneu é,
sobretudo, um exemplo impressionista na literatura brasileira.
ü Aluísio de
Azevedo - romancista,
contista, caricaturista, cronista e jornalista brasileiro. Considerado o
pioneiro do naturalismo no Brasil. Principais obras: O Mulato e O
Cortiço.
ü Adolfo
Caminha - escritor
cearense, considerado um dos principais autores da literatura naturalista
brasileira. Principal obra: Bom Crioulo.
ü Inglês de
Souza - escritor,
jornalista e professor paraense. Principais obras: Contos Amazônicos e O
Missionário.
ü Adherbal de
Carvalho - romancista,
crítico literário e professor brasileiro. Principal obra: A Noiva.
ATIVIDADES:
01. O
realismo foi um movimento de:
a) volta
ao passado;
b)
exacerbação ultra-romântica;
c) maior preocupação
com a objetividade;
d)
irracionalismo;
e)
moralismo.
02. A
respeito de Realismo, pode-se afirmar:
I
– Busca o perene humano no drama da existência.
II
– Defende a documentação de fatos e a impessoalidade do autor perante a obra.
III –
Estética literária restritamente brasileira; seu criador é Machado de Assis.
a) São
corretas apenas II e III.
b) Apenas
III é correta.
c) As
três afirmações são corretas.
d) São
corretas I e II.
e) As
três informações são incorretas.
03.
Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando:
a) Aluísio
de Azevedo publica O Homem.
b) José
de Alencar publica Lucíola.
c) Machado
de Assis publica Memórias Póstumas de Brás Cubas.
d) As alternativas
a e c são válidas.
e) As
alternativas a e b são válidas.
04. O
realismo, como escola literária, é caracterizado:
a) pelo
exagero da imaginação;
b) pelo
culto da forma;
c) pela preocupação
com o fundo;
d) pelo
subjetivismo;
e) pelo
objetivismo.
05. Podemos
verificar que o Realismo revela:
I
– senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se
volta para o passado ou para o futuro.
II
– o retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese
operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos.
III –
técnica minuciosa, dando a impressão de lentidão, de marcha quieta e gradativa
pelos meandros dos conflitos, dos êxitos e dos fracassos.
Assinale:
a) se as
afirmativas II e III forem corretas;
b) se as
três afirmativas forem corretas;
c) se
apenas a afirmativa III for correta;
d) se as
afirmativas I e II forem corretas;
e) se as
três afirmativas forem incorretas.
06. Das
características abaixo, assinale a que não pertence ao Realismo:
a)
Preocupação critica.
b) Visão
materialista da realidade.
c) Ênfase
nos problemas morais e sociais.
d)
Valorização da Igreja.
e)
Determinismo na atuação das personagens.
07. Assinale
a única alternativa incorreta:
a) O
Realismo não tem nenhuma ligação com o Romantismo.
b) A
atenção ao detalhe é característica do Realismo.
c)
Pode-se dizer que alguns autores românticos já possuem certas características
realistas.
d) O
cientificismo do século XIX forneceu a base da visão do mundo adotada, de um
modo geral, pelo Naturalismo.
e) O
Realismo apresenta análise social.
08. No texto
a seguir, Machado de Assis faz uma crítica ao Romantismo: Certo não lhe falta
imaginação; mas esta tem suas regras, o astro, leis, e se há casos em que eles
rompem as leis e as regras é porque as fazem novas, é porque se chama
Shakespeare, Dante, Goethe, Camões.
Com base
nesse texto, notamos que o autor:
a)
Preocupa-se com princípios estéticos e acredita que a criação literária deve
decorrer de uma elaborada produção dos autores.
b) Refuga
o Romantismo, na medida em que os autores desse período reivindicaram uma
estética oposta à clássica.
c)
Entende a arte como um conjunto de princípios estéticos consagrados, que não
pode ser manipulado por movimentos literários específicos.
d)
Defende a ideia de que cada movimento literário deve ter um programa estético
rígido e inviolável.
e)
Entende que Naturalismo e o Parnasianismo constituem soluções ideal para pôr
termo à falta de invenção dos românticos.
09. Examine
as frases abaixo
I
– Os representantes do Naturalismo faze aparecer na sua obra dimensões
metafísica do homem, passando a encará-lo como um complexo social examinando à
luz da psicologia.
II
– No Naturalismo, as tentativas de submeter o Homem a leis determinadas
são conseqüências das
ciências, na segunda metade do século XIX.
ciências, na segunda metade do século XIX.
III – Na
seleção de “casos” a serem enfocados, os naturalistas demonstram especial
aversão pelo anormal e pelo patológico.
Pode-se
dizer corretamente que:
a) só a I
está certa;
b) só a
II está certa;
c) só a
III está certa;
d)
existem duas certas;
e)
nenhuma está certa.
10. Das
citações apresentadas abaixo, qual não apresenta, evidentemente, um enfoque
naturalista?
a) Às
esquinas, nas quitandas vazias, fermentava um cheiro acre de sabão da terra e
aguardente.
b) … as
peixeiras, quase todas negras, muito gordas, o tabuleiro na cabeça, rebolando
os grossos quadris trêmulos e as tetas opulentas.
c) Os
cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos.
d) …
batiam-lhe com a biqueira do chapéu nos ombros e nas coxas, experimentando-lhes
o vigor da musculatura, como se estivesse a comprar cavalos.
e) À
porta dos leilões aglomeravam-se os que queriam comprar e os simples curiosos.
11. O mesmo
da questão anterior:
a)
Viam-se deslizar pela praça os imponentes e monstruosos abdomes dos
capitalistas.
b) …
viam-se cabeças escarlates e descabeladas, gotejando suor por debaixo do
chapéu de pêlo.
c) O
quitandeiro, assentado sobre o balcão, cochilava a sua preguiça morrinhenta,
acariciando o seu imenso e espalmado pé descalço.
d) A
Praia Grande, a Rua da Estrela contrastavam todavia com o resto da cidade,
porque era aquela hora justamente a de maior movimento comercial.
e) … uma
preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, chio de
sangue e coberto por uma nuvem de moscas…
Respostas:
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
C
|
D
|
C
|
E
|
B
|
D
|
A
|
A
|
B
|
E
|
D
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário