quinta-feira, 7 de maio de 2015

REALISMO E NATURALISMO - Professora Ana



ü  O Realismo nasceu nas artes plásticas, com Gustave Coubert, que expôs em Paris sua obra Enterro em Ornans, em 1850-51, e As banhistas em 1853.
ü  As telas foram consideradas escandalosas e foram recusadas na Exposição Universal, em 1855. Em resposta, o pintor montou uma exposição própria nos arredores de Paris, denominando-a “Le Réalisme” (O Realismo). No catálogo da exposição, escreveu seu manifesto contra o Romantismo e apresentou os objetivos que direcionavam sua pintura, adjetivada de realista.
ü  Simultaneamente a essa empreitada de Coubert, ocorriam publicações literárias voltadas para a retratação dos costumes da burguesia, da vida das pessoas simples do povo e do cotidiano.
ü  A publicação do romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert, em 1857, na França, é considerada um dos marcos mais importantes do Realismo.
ü  No livro, é narrada a história de Emma Bovary, que, para fugir à vida medíocre que pensa levar ao lado do marido, um médico de província, vive casos de adultério. Ao final, ela se suicida. A obra causa forte escândalo na França e Flaubert chega a ser oficialmente julgado, acusado de imoralidade.
ü  Em 1876 é publicada, na França, a obra Thérèse Raquin, de Émile Zola.  Entretanto, o escândalo provocado por Thérèse Raquin entre os críticos trouxe um resultado inesperado: serviu de propaganda aos ideais naturalistas do romance, colocando a recém-nascida escola literária em voga.
ü  Sob esse pretexto, a obra obteve uma nova edição no ano seguinte, acompanhada por um prefácio, no qual Zola defende as máximas do naturalismo literário: a necessidade de realizar uma análise científica minuciosa da alma humana, sem idealizações morais. Dessa maneira (nas palavras do próprio Zola) cada capítulo constitui o estudo de um caso curioso de fisiologia.
ü  Thérèse Raquin é a filha de um capitão francês e mãe argelina. Depois da morte de sua mãe, seu pai a leva para morar com sua tia, Madame Raquin, e seu filho doente, Camille. Porque o filho ser tão doente, Madame Raquin adora Camille ao ponto de deixa-lo egoísta e mimado. Camille e Thérèse crescem lado a lado, e Madame Raquin os casa quando Thérèse chega aos vinte e um anos. Pouco tempo depois, Camille decide que a família deve mudar-se para Paris para que ele possa seguir a carreira.
ü  Thérèse Raquin e Madame Raquin se estabelecem na Passage du Pont Neuf para apoiar Camille, enquanto ele procura por um emprego. Camille finalmente começa a trabalhar para a Orléans Railroad Company, onde ele se encontra com um amigo de infância, Laurent. Laurent visita os Raquins e decide começar um caso com a Teresa solitária, principalmente porque ele não pode pagar por prostitutas. No entanto, este logo se transforma em um caso de amor tórrido.
ü  Thérèse e Laurent conspiram para afogar Camille quando saem em um passeio de barco. Isso permite que eles se casem, mas a culpa vem entre eles. Eles imaginam ver o homem morto no seu quarto todas as noites, impedindo-os de tocar uns aos outros e rapidamente enlouquecem. Laurent, que é um artista, não pode pintar uma imagem (mesmo uma paisagem), pois de alguma forma esta se assemelha ao homem morto. Eles também têm que cuidar de Madame Raquin, que sofreu um acidente vascular cerebral após a morte de Camille. Madame Raquin sofre um segundo derrame e fica totalmente paralisada, exceto os olhos (como na síndrome locked-in ").
ü  Durante uma noite de dominó com os amigos (uma tentativa de manter uma fachada de normalidade), ela consegue mover seu dedo com um extremo esforço de vontade para rastrear palavras sobre a mesa "Thérèse: Laurent et ont t. .." A frase completa foi destinada a ser "Thérèse Laurent et ont tué Camille" (Thérèse e Laurent mataram Camille). Neste ponto, acaba sua força, e as palavras são interpretadas como "Thérèse e Laurent cuidam de mim muito bem".
ü  Eventualmente, Thérèse e Laurent encontram na vida insuportável em comum que levam, a vontade de matar um ao outro. No clímax do romance, os dois estão prestes a matar um ao outro quando cada um deles percebe os planos do outro. Cada um, em seguida, chora e reflete sobre suas vidas miseráveis. Depois de terem se abraçado uma última vez, os dois se suicidam bebendo veneno, em frente ao olhar atento da velha Madame Raquin. Fonte: http://pt.shvoong.com/books/romance/2016298-therese-raquin/
ü  Essa obra inaugura o Naturalismo na Europa, considerado uma “linha avançada da estética realista”, o qual leva “ao grau mais alto as propostas realistas no campo literário”, conforme aponta Massaud Moisés em seu livro História da Literatura Brasileira (São Paulo: Cultrix, 1985).
CONTEXTO HISTÓRICO
ü  Na segunda metade do séc. XIX, as ideias do liberalismo e da democracia ganham espaço, as ciências evoluem e os métodos de experimentação e observação da realidade passam a ser vistos como os únicos capazes de explicar o mundo físico.
ü  Essa metade de século caracterizou-se pelo avanço cientifico, pela intensificação da mecanização das fábricas, pelo surgimento de um grande número de indústrias, pela aceleração de desenvolvimento dos transportes, devido à descoberta do petróleo e da eletricidade.
ü  Concentrou-se, nas cidades, um número cada vez maior de trabalhadores, que vivam em condições subumanas. Surgiram as seguintes correntes filosóficas:
ü  O socialismo marxista (de Marx e Engels): O socialismo científico ou socialismo marxista representou o mais bem-sucedido conjunto de idéias destinadas a explicar os mecanismos da exploração capitalista, propor aos trabalhadores um projeto de luta coerente e possível e indicar a superação futura das desigualdades, Foi elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels, a divulgação dessas idéias iniciou-se em 1848, com a publicação do livro “O manifesto Comunista”.
ü  O positivismo (de Augusto Comte): defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
ü  O determinismo (de Taine): é o “princípio segundo o qual tudo no universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva”. Segundo o Vocabulário de Filosofia, determinismo é “a teoria segundo a qual tudo está determinado, isto é, submetido a condições necessárias e suficientes, elas próprias também determinadas”.
ü  Evolucionismo (de Darwin): Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. A partir daí, concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico em que fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a ideia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver.
ü  No Brasil da segunda metade do século XIX, as ideias republicanas ganhavam cada vez mais força junto às Forças Armadas, tendo o Marechal Deodoro um dos seus defensores.
ü  Em 1850, foi extinto o tráfico de escravos, o que favoreceu a economia do país. Instalou-se o primeiro telégrafo, construiu-se a primeira estrada de ferro e foram feitos investimentos nos portosm abrindo o país ao comércio com o exterior.
ü  Em 1877, aconteceram agitações culturais, principalmente em Recife, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.
ü  A abolição da escravatura ocorreu finalmente em 1888. Chegaram ao país os imigrantes europeus, os empregadores os preferiam aos negros, por serem mão de obra mais preparada. Essa foi um dos fatores que levaram milhares de negros à marginalização.
ü  A Proclamação da República finalmente veio a ocorrer em 1889. Houve também uma transformação no aspecto social como o surgimento da população urbana, a desigualdade econômica e o aparecimento do proletariado.
ü  A obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, publicada em 1881, é considerada o marco inicial do Realismo no Brasil. Marco o inicio do Naturalismo brasileiro a O Mulato, de Aluisio de Azevedo, em 1881.
A ARTE REALISTA/NATURALISTA
ü  Os autores realistas/naturalistas da nossa literatura também se voltaram para a realidade contemporânea a eles, optando por apresentar personagens concretas, próximas da vida real.
ü  Retratam o cotidiano do homem comum das cidades de forma objetiva, construindo romances que são verdadeiras teses documentais, detendo-se na abordagem psicológica das personagens, na analise das relações humanas e na crise de instituições como a família, a Igreja e o Estado.
ü  São comuns nessas obras os triângulos amorosos, com mulheres traindo os maridos.
ü  É por meio da razão e da inteligência que se relacionam com a realidade e não por meio do sentimento, como faziam os românticos. Apoiam-se na ciência para explicar o comportamento humano, considerado previsível, de acordo com as leis deterministas.
ü  Partindo do principio de que o homem é produto da herança genética que traz consigo e das influências que recebe do meio e do momento em que vivem, os autores detêm na sondagem psicológica das personagens. Tudo pode ser reconhecido e previsto, se observarem os princípios científicos.
ü  A linguagem utilizada pelos escritores é mais simples que a dos românticos, mas muito mais detalhista na descrição das ações, dos ambientes e das personagens.
ü  Nas obras naturalistas, realçam-se as patologias sociais e a animalização do homem do homem. Os ambientes focalizados são, predominantemente, os mais pobres.
ü  Todo autor naturalista é realista, mas nem todo realista é naturalista.
CARACTERÍSTICAS REALISTAS:
ü  Descritivismo (descrição pormenorizada), o que provoca lentidão da narrativa.
ü  Objetivismo – predomínio da linguagem denotativa e da expressão clara.
ü  Racionalismo: texto tem uma explicação lógica e cientificamente aceitável.
ü  Personagens próximas ao homem comum, com suas qualidades e seus defeitos, quase sempre predominando estes últimos.
ü  Densidade psicológica das personagens.
ü  Degradação das personagens, sempre contaminadas pela hipocrisia da sociedade e condicionadas ao meio físico e social.
ü  Preferência por ambientes urbanos e pelo momento presente.
ü  Critica social, principalmente à família, à Igreja e ao Estado.
ü  Observação e análise: o narrador distancia-se e coloca-se como um observador dos acontecimentos e das ações das personagens.
CARACTERÍSTICAS NATURALISTAS:
            A literatura naturalista pode ser considerada uma extensão da realista, apresenta todas as características citadas acima, mas seus autores têm uma visão biológica do ser humano e enfatizam o determinismo. Para eles, o meio físico e social define o destino das personagens. Não há como fugir à influência do meio.
            Outras características diferenciam o Naturalismo e Realismo:
ü  Animalização das personagens, as quais são movidas pelo instinto.
ü  Preferência por ambientes perniciosos e miseráveis.
ü  Obra de tese e de combate: no romance naturalista, pode-se dizer que há a defesa de uma tese – toda pessoa, em contato com más influências, sejam elas provenientes de um ambiente miserável, sejam de um meio social corrupto e hipócrita, deixa-se contaminar. É uma obra de combate, porque denuncia as mazelas da sociedade.
ü  Predileção por temas considerados patológicos.
ü  Caracterização das personagens, privilegiando os aspectos físicos, pouco se apresenta do seu mundo interior.
PRINCIPAIS AUTORES:
ü  Entre os principais autores do Realismo, no Brasil, estão Machado de Assis e Raul Pompéia.
ü  Machado de Assis contribuiu com grandes obras, como a introdutória do estilo, Memórias Póstumas de Brás Cubas, sucedida por Quincas Borba e Dom Casmurro. As três apresentam inúmeros temas sob uma ótica crítica e irônica, características do autor.
ü  As obras Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro são narradas em primeira pessoa, característica incomum no romance realista. Esaú e Jacó e Memorial de Aires figuram na fase madura e filosófica do auto, sendo, também obras realistas.
ü  Entre as obras de Raul Pompéia, O Ateneu é, sobretudo, um exemplo impressionista na literatura brasileira.
ü Aluísio de Azevedo - romancista, contista, caricaturista, cronista e jornalista brasileiro. Considerado o pioneiro do naturalismo no Brasil. Principais obras: O Mulato e O Cortiço.
ü Adolfo Caminha - escritor cearense, considerado um dos principais autores da literatura naturalista brasileira. Principal obra: Bom Crioulo.
ü Inglês de Souza - escritor, jornalista e professor paraense. Principais obras: Contos Amazônicos e O Missionário.
ü Adherbal de Carvalho - romancista, crítico literário e professor brasileiro. Principal obra: A Noiva.
ATIVIDADES:
01. O realismo foi um movimento de:
a) volta ao passado;
b) exacerbação ultra-romântica;
c) maior preocupação com a objetividade;
d) irracionalismo;
e) moralismo.
02. A respeito de Realismo, pode-se afirmar:
I   – Busca o perene humano no drama da existência.
II  – Defende a documentação de fatos e a impessoalidade do autor perante a obra.
III – Estética literária restritamente brasileira; seu criador é Machado de Assis.
a) São corretas apenas II e III.
b) Apenas III é correta.
c) As três afirmações são corretas.
d) São corretas I e II.
e) As três informações são incorretas.
03. Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando:
a) Aluísio de Azevedo publica O Homem.
b) José de Alencar publica Lucíola.
c) Machado de Assis publica Memórias Póstumas de Brás Cubas.
d) As alternativas a e c são válidas.
e) As alternativas a e b são válidas.
04. O realismo, como escola literária, é caracterizado:
a) pelo exagero da imaginação;
b) pelo culto da forma;
c) pela preocupação com o fundo;
d) pelo subjetivismo;
e) pelo objetivismo.
05. Podemos verificar que o Realismo revela:
I   – senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o passado ou para o futuro.
II  – o retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos.
III – técnica minuciosa, dando a impressão de lentidão, de marcha quieta e gradativa pelos meandros dos conflitos, dos êxitos e dos fracassos.
Assinale:
a) se as afirmativas II e III forem corretas;
b) se as três afirmativas forem corretas;
c) se apenas a afirmativa III for correta;
d) se as afirmativas I e II forem corretas;
e) se as três afirmativas forem incorretas.
06. Das características abaixo, assinale a que não pertence ao Realismo:
a) Preocupação critica.
b) Visão materialista da realidade.
c) Ênfase nos problemas morais e sociais.
d) Valorização da Igreja.
e) Determinismo na atuação das personagens.
07. Assinale a única alternativa incorreta:
a) O Realismo não tem nenhuma ligação com o Romantismo.
b) A atenção ao detalhe é característica do Realismo.
c) Pode-se dizer que alguns autores românticos já possuem certas características realistas.
d) O cientificismo do século XIX forneceu a base da visão do mundo adotada, de um modo geral, pelo Naturalismo.
e) O Realismo apresenta análise social.
08. No texto a seguir, Machado de Assis faz uma crítica ao Romantismo: Certo não lhe falta imaginação; mas esta tem suas regras, o astro, leis, e se há casos em que eles rompem as leis e as regras é porque as fazem novas, é porque se chama Shakespeare, Dante, Goethe, Camões.
Com base nesse texto, notamos que o autor:
a) Preocupa-se com princípios estéticos e acredita que a criação literária deve decorrer de uma elaborada produção dos autores.
b) Refuga o Romantismo, na medida em que os autores desse período reivindicaram uma estética oposta à clássica.
c) Entende a arte como um conjunto de princípios estéticos consagrados, que não pode ser manipulado por movimentos literários específicos.
d) Defende a ideia de que cada movimento literário deve ter um programa estético rígido e inviolável.
e) Entende que Naturalismo e o Parnasianismo constituem soluções ideal para pôr termo à falta de invenção dos românticos.
09. Examine as frases abaixo
I   – Os representantes do Naturalismo faze aparecer na sua obra dimensões metafísica do homem, passando a encará-lo como um complexo social examinando à luz da psicologia.
II –  No Naturalismo, as tentativas de submeter o Homem a leis determinadas são conseqüências das
ciências, na segunda metade do século XIX.
III – Na seleção de “casos” a serem enfocados, os naturalistas demonstram especial aversão pelo anormal e pelo patológico.
Pode-se dizer corretamente que:
a) só a I está certa;
b) só a II está certa;
c) só a III está certa;
d) existem duas certas;
e) nenhuma está certa.
10. Das citações apresentadas abaixo, qual não apresenta, evidentemente, um enfoque naturalista?
a) Às esquinas, nas quitandas vazias, fermentava um cheiro acre de sabão da terra e aguardente.
b) … as peixeiras, quase todas negras, muito gordas, o tabuleiro na cabeça, rebolando os grossos quadris trêmulos e as tetas opulentas.
c) Os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos.
d) … batiam-lhe com a biqueira do chapéu nos ombros e nas coxas, experimentando-lhes o vigor da musculatura, como se estivesse a comprar cavalos.
e) À porta dos leilões aglomeravam-se os que queriam comprar e os simples curiosos.
11. O mesmo da questão anterior:
a) Viam-se deslizar pela praça os imponentes e monstruosos abdomes dos capitalistas.
b) … viam-se cabeças  escarlates e descabeladas, gotejando suor por debaixo do chapéu de pêlo.
c) O quitandeiro, assentado sobre o balcão, cochilava a sua preguiça morrinhenta, acariciando o seu imenso e espalmado pé descalço.
d) A Praia Grande, a Rua da Estrela contrastavam todavia com o resto da cidade, porque era aquela hora justamente a de maior movimento comercial.
e) … uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, chio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas…
Respostas:
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