A
arte barroca, que vigora durante todo o século XVII e chega às primeiras
décadas do século XVIII, registra o espírito contraditório de uma época que se
divide entre as influências do Renascimento (o materialismo, o paganismo e o
sensualismo) e da onda de religiosidade trazida, sobretudo pela Contrarreforma.
Como resultado dessas influências, a arte barroca é a expressão das
contradições e do conflito espiritual do homem da época.
Contexto Histórico
Designa-se por Barroco o período que vai de 1580 a 1756. O ano de 1580 é
significativo em dois aspectos: assinalada a morte de Camões e com ele, a
decadência do rico movimento clássico, e também o fim da autonomia política de
Portugal, pois com o desaparecimento do rei D.Sebastião, na África, torna-se
herdeiro do trono Felipe II da Espanha, que anexa o reino português a seus
domínios.No Brasil, o panorama histórico do período foi marcado por um
incremento da política de colonização, com o estabelecimento dos engenhos de
cana-de-açúcar na Bahia. Salvador, capital do Brasil, constituiu-se em um
núcleo populacional importante e em um centro cultural que, embora tímido,
produziu um poeta do porte de Gregório de Matos. Nosso Barroco teve início em
1601, com a publicação de Prosopopéia, de Bento Teixeira, e terminou em 1768,
com a publicação das Obras de Cláudio Manuel da Costa, que representou já uma
introdução ao Neoclassicismo.
Após o Concílio
de Trento, realizado entre os anos de 1545 e 1563 e que teve como consequência
uma grande reformulação do Catolicismo, em resposta à Reforma protestante, a
disciplina e a autoridade da Igreja de Roma foram restauradas, estabelecendo-se
a divisão da cristandade entre protestantes e católicos.
Nos Estados
protestantes, onde as condições sociais foram mais favoráveis à liberdade de
pensamento, o racionalismo e a curiosidade científica do Renascimento
continuaram a se desenvolver. Já nos Estados católicos, sobretudo na Península
Ibérica, desenvolveu-se o movimento chamado Contrarreforma, que procurou
reprimir todas as tentativas de manifestações culturais ou religiosas
contrárias às determinações da Igreja Católica. Nesse período, a Companhia de
Jesus passa a dominar quase que inteiramente o ensino, exercendo papel
importantíssimo na difusão do pensamento aprovado pelo Concílio de Trento.
O clima geral
era de austeridade e repressão. O Tribunal da Inquisição, que se estabelecera
em Portugal para julgar casos de heresia, ameaçava cada vez mais a liberdade de
pensamento. O complexo contexto sociocultural fez com que o homem tentasse
conciliar a glória e os valores humanos despertados pelo Renascimento com as
ideias de submissão e pequenez perante Deus e a Igreja. Ao antropocentrismo
renascentista (valorização do homem) opôs-se o teocentrismo (Deus como centro
de tudo), inspirado nas tradições medievais.
Essa
situação contraditória resultou em um movimento artístico que expressava também
atitudes contraditórias do artista em face do mundo, da vida, dos sentimentos e
de si mesmo; esse movimento recebeu o nome de Barroco. O homem
se vê colocado entre o céu e a terra, consciente de sua grandeza, mas
atormentado pela ideia de pecado e, nesse dilema, busca a salvação de forma
angustiada. Os sentimentos se exaltam, as paixões não são mais controladas pela
razão, e o desejo de exprimir esses estados de alma vai se realizar por meio de
antíteses, paradoxos e interrogações. Essa oscilação que leva o homem do céu ao
inferno, que mostra sua dimensão carnal e espiritual, é uma das principais características
da literatura barroca. Os escritores barrocos abusam do jogo de palavras (cultismo)
e do jogo de ideias ou conceitos (conceptismo).
Características
da linguagem barroca
As
características essenciais são o interesse
por temas religiosos, os dualismos,
que refletem o conflito espiritual do
homem barroco, a morbidez como forma
de acentuar o sentido trágico da vida, o emprego constante de figuras de linguagem, o uso de uma linguagem requintada. Além dessas
características, há que merecem destaque:
Efemeridade do
tempo
e carpe diem: o homem barroco tem
consciência de que a vida terrena é efêmera, passageira, e, por isso, é preciso
pensar na salvação espiritual. Mas, já que a vida é passageira, sente, ao mesmo
tempo, desejo de aproveitá-la antes que acabe, o que resulta num sentimento
contraditório, já que aproveitar a vida implica pecar, e, se há pecado, não há
salvação.
Cultismo: rebuscamento
formal, caracterizado pelo jogo de palavras e pelo excessivo emprego de figuras
de linguagem.
Conceptismo: é o jogo de
idéias, constituído pelas sutilezas do raciocínio e do pensamento lógico, por
analogias, etc. Embora seja mais comum o cultismo manifestar-se na poesia e o
conceptismo na prosa, é perfeitamente normal aparecerem ambos em um mesmo
texto.
Na
linguagem barroca, tanto na forma quanto no conteúdo, verifica-se uma rejeição
constante da visão ordenada das coisas. Os temas são aqueles que refletem os
estados de tensão da alma humana, tais como vida e morte, matéria e espírito,
amor platônico e amor carnal, pecado e perdão. A construção, por sua vez,
acentua e amplia o sentido trágico desses temas, ao fazer uso de uma linguagem
de difícil acesso, rebuscada, cheia de inversões e de figuras de linguagem.
Temas frequentes
na Literatura Barroca
-
fugacidade da vida e instabilidade das coisas;
-
morte, expressão máxima da efemeridade das coisas;
-
concepção do tempo como agente da morte e da dissolução das coisas;
-
castigo, como decorrência do pecado;
-
arrependimento;
-
narração de cenas trágicas;
-
erotismo;
-
misticismo;
-
apelo à religião.
Português de origem, Vieira tinha 7 anos
quando veio com a família para o Brasil. Na Bahia estudou com os jesuítas;
ingressou na ordem da Companhia de Jesus, iniciando seu noviciado com 15 anos.
A maior parte de suas obras foi escrita no Brasil e está relacionada com
inúmeras atividades que o autor desempenhou como religioso, como conselheiro de
D. João IV, rei de Portugal, ou como mediador e representante de Portugal em
relações econômicas e políticas com outros países.
Profecia: Vieira escreveu
três obras com esse conteúdo: História do
futuro, Esperanças de Portugal e Clavis prophetarum.
Baseado em textos bíblicos e nos textos e
profecias do poeta português Bandarra, Vieira acreditava na ressurreição do rei
D. João IV, morto em 1656. Essas idéias estão em sua obra Esperanças de Portugal, motivo por que entre 1665 e 1667 foi
processado e preso pela Inquisição.
Entre a vasta produção do autor, que
conta com mais de 200 sermões e 500 cartas, destacam-se:
·
Sermão da
sexagésima:
proferido na Capela Real de Lisboa em 1653, tematiza a arte de pregar;
·
Sermão pelo bom
sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda: proferido na
Bahia em 1640, coloca-se contrário à invasão holandesa;
·
Sermão de Santo
Antônio (aos peixes):
proferido no Maranhão em 1654, ataca a escravização de índios;
·
Sermão do
mandato:
proferido na Capela Real de Lisboa em 1645, desenvolve o tema do amor místico.
O Barroco no Brasil
A obra considerada tradicionalmente o
marco inicial do Barroco brasileiro é Prosopopéia
(1601), de Bento Teixeira, um poema que procura imitar Os Lusíadas.
Os escritores que se destacaram são:
·
na poesia: Gregório de
Matos, Bento Teixeira, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica;
·
na prosa: Pe. Antônio
Vieira, Sebastião da Rocha Pita e Nuno Marques Pereira.
Gregório de Matos
É o maior poeta barroco brasileiro e um
dos fundadores da poesia lírica e satírica do país. Nasceu, em 1633, em
Salvador; estudou no Colégio dos Jesuítas e depois em Coimbra, onde cursou
Direito, tornou-se juiz e ensaiou seus primeiros poemas satíricos. Retorna ao
Brasil em 1681. Por causa de suas sátiras, Gregório é degredado para Angola.
Voltou doente ao Brasil e, impedido de entrar na Bahia, morreu em Recife, em
1696.
O autor não publicou em vida uma
coletânea de seus textos – o que ocasionou inúmeras dificuldades para o
reconhecimento da autoria. Esse fato, aliado ao de ele ter plagiado alguns
escritores famosos da época, como o espanhol Gôngora, fez com que sua obra
ficasse quase inteiramente desconhecida até as primeiras décadas do século XX.
A lírica
Cultivou
3 vertentes da poesia lírica: a religiosa, a amorosa e a filosófica. Como poeta
lírico, adequou-se aos temas e aos procedimentos de linguagem freqüentes no
Barroco europeu.
A lírica amorosa é fortemente
marcada pelo dualismo amoroso carne / espírito, que leva normalmente a um
sentimento de culpa no plano espiritual. A mulher, muitas vezes, é a
personificação do próprio pecado, da perdição espiritual.
Na lírica
filosófica,
destacam-se textos que se referem ao desconcerto do mundo e às frustrações
humanas da realidade. E também poemas em que predominam a consciência da
transitoriedade da vida e do tempo, marcados pelo carpe diem.
A lírica
religiosa
obedece aos princípios fundamentais do Barroco europeu, fazendo uso de temas
como o amor a Deus, a culpa, o pecado e o perdão, o arrependimento, além de
constantes referências bíblicas. A língua empregada é culta e apresenta
inversões e figuras de linguagem abundantes.
A sátira
É
conhecido também como Boca do Inferno,
em razão de suas sátiras. A sátira constitui a parte mais original da poesia de
Gregório de Matos, pois foge plenamente dos padrões preestabelecidos pelo
Barroco e se volta para a realidade baiana do século XVII.
“Que falta nesta
cidade?... Verdade
Que mais por sua
desonra?... Honra
Falta mais que
se lhe ponha?... Vergonha
O Demo a viver
se exponha
Por mais que a
fama a exalta
Numa cidade onde
falta
Verdade, honra,
vergonha.
Quem são seus
doces objetos?.. Pretos
Tem outros bens
mais maciços?... Mestiços
Quais destes lhe
são mais gratos?... Mulatos
E que justiça a
resguarda?... Bastarda
É grátis
distribuída?... Vendida
Que tem, que a
todos assusta?... Injusta.
Exercícios
01-
(UFRS)Com relação ao Barroco brasileiro, assinale a alternativa incorreta.
a. Os Sermões, do padre António Vieira, elaborados numa
linguagem conceptista, refletiram as preocupações do autor com problemas
brasileiros da época,por exemplo, a escravidão.
b. Os conflitos éticos vividos pelo homem .do Barroco
corresponderam, na forma literária ao uso exagerado de paradoxos e inversões
sintáticas.
c. A poesia barroca foi a confirmação, no plano estético, dos
preceitos renascentistas de harmonia e equilíbrio, vigentes na Europa no século
XVI, que chegaram ao Brasil no século XVII, adaptados, então, à realidade
nacional.
d. Um dos temas principais do Barroco é a efemeridade da vida, questão que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida eterna.
d. Um dos temas principais do Barroco é a efemeridade da vida, questão que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida eterna.
e. A escultura barroca teve no Brasil o nome de António
Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que, no século XVII, elaborou uma arte de tema
religioso com traços nacionais e populares, numa mescla representativa do
Barroco.
02-(UFRN)
A obra de Gregório de Matos — autor que se destaca na literatura barroca
brasileira — compreende
a. poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
b. poesia satírica e contos burlescos.
c. poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia
satírica.
d. poesia confessional e autos religiosos.
e. poesia lírica e teatro de costumes.
03- (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta:
a. Julgada em bloco, a literatura brasileira do quinhentismo
é uma típica manifestação barroca.
b. Na poesia de Gregório de Matos, percebe-se o dualismo
barroco: mistura de religiosidade e sensualismo, misticismo e erotismo, valores
terrenos e aspirações espirituais.
c. A literatura no Brasil colonial é clássica, tendo nascido
pela mão dos jesuítas, com uma intenção doutrinária.
d. Com António Vieira, a estética barroca atinge o seu ponto
alto em prosa no Brasil.
e. Não se deve dizer que a literatura seiscentista brasileira
seja inferior por ser barroca, mas sim que é uma literatura barroca de
qualidade inferior, com exceções raras.
04- Ao Barroco brasileiro pertencem:
a. Camões e Gil Vicente.
b. Manoel B. Oliveira e Gregório de Matos.
c. Sóror Mariana Alcoforado e Gregório de Matos.
d. Gandavo e Camões.
e. Gil Vicente e Manoel B. Oliveira.
05-)(FUVEST-SP)
“Destarte,enfim,conformes
já as fermosas
Ninfas cós seus
amados navegantes,
Os ornam de
capelas deleitosas
De louro e de
ouro e flores abundantes.
As mãos alvas
lhe davam como esposas;
Com palavras
formais e estipulantes
Se prometem
eterna companhia,
Em vida e
morte,de honra e alegria.” Quem escreveu a estrofe acima?
a-)Luís
de Camões
b-)Almeida
Garrett
c-)Gil
Vicente
d-)Fernando
Pessoa
e-)Antero
de Quiental
06-(ESANSP)Tem-se
a figura do Gigante Adamastor criada pelo poeta:
a-)português;Luís
de Camõesem Os lusíadas
b-)brasileiro,Basílio
da Gama,em O Uruguai
c-)português,Pe.Antônio
Vieira,em Sermão da sexagésima
d-)brasileiro,Mário
de Andrade,em Macunaíma
e-)n.d.a
07-Aponte a
alternativa incorreta sobre o Sermão da sexagésima:
a-)O
autor desenvolve dialeticamente a seguinte tese”A semente é a palavra de
Deus”.
b-)O
estilo é barroco e privilegia a corrente conceptista de composição.
c-)O
orador discute no sermão cinco causas possíveis que não permitiram a entrada da
palavra de Deus no coração dos homens.
d-)Vieira
baseia-se em parábolas bíblicas,e sua linguagem se vale de estruturas retóricas
clássicas.
e-)Pela
sua capacidade de argumentação,Vieira consegue,neste sermão,convencer os indígenas
a se converterem.
08-(FUVEST-SO)Sobre
o estilo de Coelho Neto:
“Pode-se
mesmo dizer...que o seu maior compromisso é com a linguagem,presa à tradição de
prosadores seiscentistas,donde o excessivo aportuguesamento do estilo.”
(Antônio Cândico
e J.Aderaldo Castello)
É obra
representativa da prosa seiscentista:
a-)Monólogo
do vaqueiro,de Gil Vicente.
b-)Os
lusíadas,de Camões.
c-)Eurico,presbuto,de
Alexandre Herculano.
d-)Nova
floresta,de Manuel Bernades.
e-)Frei
Luís de Sousa,de Almeida Garrett.
09-(FUVEST-SP)a
respeito do Padre Antônio
Vieira,pode-se afirmar que:
a-)Embora
vivesse no Brasil,por sua formação lusitana não se ocupou de problemas locais.
b-)Procurava
adequar os textos bíblicos às realidades de que tratava.
c-)Dada
sua espiritualidade,demonstrava desinteresse por assuntos mundanos.
d-)Em
função de seu zelo para com Deus,utilizava-O para justificar todos os
acontecimentos políticos e sociais.
e-)Mostrou-se
tímido diante dos poderosos.
10-Assinale a
incorreta:
O Barroco surgiu
como reação aos ideais da Idade Média e à valorização demasiada da Antiguidade
clássica,apresentando:
a-)a
fusão do teocentrismo com o antropocentrismo
b-)predomínio
do equilíbrio em todas as formas artísticas
c-)estilo
rebuscado como manifestação de angústia
d-)predomínio
de forma,cor e riqueza,em detrimento do conteúdo
e-)a
fusão do pecado com o perdão
Gabarito
1
|
2
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3
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4
|
5
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6
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7
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8
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9
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10
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C
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A
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B
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A
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A
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E
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D
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B
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C
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