quinta-feira, 7 de maio de 2015

BARROCO - Professora Ana



A arte barroca, que vigora durante todo o século XVII e chega às primeiras décadas do século XVIII, registra o espírito contraditório de uma época que se divide entre as influências do Renascimento (o materialismo, o paganismo e o sensualismo) e da onda de religiosidade trazida, sobretudo pela Contrarreforma. Como resultado dessas influências, a arte barroca é a expressão das contradições e do conflito espiritual do homem da época.

Contexto Histórico
            Designa-se por Barroco o período que vai de 1580 a 1756. O ano de 1580 é significativo em dois aspectos: assinalada a morte de Camões e com ele, a decadência do rico movimento clássico, e também o fim da autonomia política de Portugal, pois com o desaparecimento do rei D.Sebastião, na África, torna-se herdeiro do trono Felipe II da Espanha, que anexa o reino português a seus domínios.No Brasil, o panorama histórico do período foi marcado por um incremento da política de colonização, com o estabelecimento dos engenhos de cana-de-açúcar na Bahia. Salvador, capital do Brasil, constituiu-se em um núcleo populacional importante e em um centro cultural que, embora tímido, produziu um poeta do porte de Gregório de Matos. Nosso Barroco teve início em 1601, com a publicação de Prosopopéia, de Bento Teixeira, e terminou em 1768, com a publicação das Obras de Cláudio Manuel da Costa, que representou já uma introdução ao Neoclassicismo.
Após o Concílio de Trento, realizado entre os anos de 1545 e 1563 e que teve como consequência uma grande reformulação do Catolicismo, em resposta à Reforma protestante, a disciplina e a autoridade da Igreja de Roma foram restauradas, estabelecendo-se a divisão da cristandade entre protestantes e católicos.
Nos Estados protestantes, onde as condições sociais foram mais favoráveis à liberdade de pensamento, o racionalismo e a curiosidade científica do Renascimento continuaram a se desenvolver. Já nos Estados católicos, sobretudo na Península Ibérica, desenvolveu-se o movimento chamado Contrarreforma, que procurou reprimir todas as tentativas de manifestações culturais ou religiosas contrárias às determinações da Igreja Católica. Nesse período, a Companhia de Jesus passa a dominar quase que inteiramente o ensino, exercendo papel importantíssimo na difusão do pensamento aprovado pelo Concílio de Trento.
O clima geral era de austeridade e repressão. O Tribunal da Inquisição, que se estabelecera em Portugal para julgar casos de heresia, ameaçava cada vez mais a liberdade de pensamento. O complexo contexto sociocultural fez com que o homem tentasse conciliar a glória e os valores humanos despertados pelo Renascimento com as ideias de submissão e pequenez perante Deus e a Igreja. Ao antropocentrismo renascentista (valorização do homem) opôs-se o teocentrismo (Deus como centro de tudo), inspirado nas tradições medievais.
Essa situação contraditória resultou em um movimento artístico que expressava também atitudes contraditórias do artista em face do mundo, da vida, dos sentimentos e de si mesmo; esse movimento recebeu o nome de Barroco. O homem se vê colocado entre o céu e a terra, consciente de sua grandeza, mas atormentado pela ideia de pecado e, nesse dilema, busca a salvação de forma angustiada. Os sentimentos se exaltam, as paixões não são mais controladas pela razão, e o desejo de exprimir esses estados de alma vai se realizar por meio de antíteses, paradoxos e interrogações. Essa oscilação que leva o homem do céu ao inferno, que mostra sua dimensão carnal e espiritual, é uma das principais características da literatura barroca. Os escritores barrocos abusam do jogo de palavras (cultismo) e do jogo de ideias ou conceitos (conceptismo).

Características da linguagem barroca
As características essenciais são o interesse por temas religiosos, os dualismos, que refletem o conflito espiritual do homem barroco, a morbidez como forma de acentuar o sentido trágico da vida, o emprego constante de figuras de linguagem, o uso de uma linguagem requintada. Além dessas características, há que merecem destaque:
Efemeridade do tempo e carpe diem: o homem barroco tem consciência de que a vida terrena é efêmera, passageira, e, por isso, é preciso pensar na salvação espiritual. Mas, já que a vida é passageira, sente, ao mesmo tempo, desejo de aproveitá-la antes que acabe, o que resulta num sentimento contraditório, já que aproveitar a vida implica pecar, e, se há pecado, não há salvação.
Cultismo: rebuscamento formal, caracterizado pelo jogo de palavras e pelo excessivo emprego de figuras de linguagem.
Conceptismo: é o jogo de idéias, constituído pelas sutilezas do raciocínio e do pensamento lógico, por analogias, etc. Embora seja mais comum o cultismo manifestar-se na poesia e o conceptismo na prosa, é perfeitamente normal aparecerem ambos em um mesmo texto.
Na linguagem barroca, tanto na forma quanto no conteúdo, verifica-se uma rejeição constante da visão ordenada das coisas. Os temas são aqueles que refletem os estados de tensão da alma humana, tais como vida e morte, matéria e espírito, amor platônico e amor carnal, pecado e perdão. A construção, por sua vez, acentua e amplia o sentido trágico desses temas, ao fazer uso de uma linguagem de difícil acesso, rebuscada, cheia de inversões e de figuras de linguagem.
Temas frequentes na Literatura Barroca
- fugacidade da vida e instabilidade das coisas;
- morte, expressão máxima da efemeridade das coisas;
- concepção do tempo como agente da morte e da dissolução das coisas;
- castigo, como decorrência do pecado;
- arrependimento;
- narração de cenas trágicas;
- erotismo;
- misticismo;
- apelo à religião.

http://tbn0.google.com/images?q=tbn:LecRyJvIv2oZjM:http://www.eb23-diogo-cao.rcts.pt/Trabalhos/bra500/img/avieir.jpgPadre Antônio Vieira (1608 – 1697)
       Português de origem, Vieira tinha 7 anos quando veio com a família para o Brasil. Na Bahia estudou com os jesuítas; ingressou na ordem da Companhia de Jesus, iniciando seu noviciado com 15 anos. A maior parte de suas obras foi escrita no Brasil e está relacionada com inúmeras atividades que o autor desempenhou como religioso, como conselheiro de D. João IV, rei de Portugal, ou como mediador e representante de Portugal em relações econômicas e políticas com outros países.
Profecia: Vieira escreveu três obras com esse conteúdo: História do futuro, Esperanças de Portugal e Clavis prophetarum.
       Baseado em textos bíblicos e nos textos e profecias do poeta português Bandarra, Vieira acreditava na ressurreição do rei D. João IV, morto em 1656. Essas idéias estão em sua obra Esperanças de Portugal, motivo por que entre 1665 e 1667 foi processado e preso pela Inquisição.
       Entre a vasta produção do autor, que conta com mais de 200 sermões e 500 cartas, destacam-se:
·             Sermão da sexagésima: proferido na Capela Real de Lisboa em 1653, tematiza a arte de pregar;
·             Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda: proferido na Bahia em 1640, coloca-se contrário à invasão holandesa;
·             Sermão de Santo Antônio (aos peixes): proferido no Maranhão em 1654, ataca a escravização de índios;
·             Sermão do mandato: proferido na Capela Real de Lisboa em 1645, desenvolve o tema do amor místico.

O Barroco no Brasil

       A obra considerada tradicionalmente o marco inicial do Barroco brasileiro é Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira, um poema que procura imitar Os Lusíadas.
       Os escritores que se destacaram são:
·             na poesia: Gregório de Matos, Bento Teixeira, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica;
·             na prosa: Pe. Antônio Vieira, Sebastião da Rocha Pita e Nuno Marques Pereira.

http://tbn0.google.com/images?q=tbn:qsUlHsJxtE745M:http://www.antoniomiranda.com.br/Iberoamerica/brasil/img/gregorio_mattos.jpgGregório de Matos

       É o maior poeta barroco brasileiro e um dos fundadores da poesia lírica e satírica do país. Nasceu, em 1633, em Salvador; estudou no Colégio dos Jesuítas e depois em Coimbra, onde cursou Direito, tornou-se juiz e ensaiou seus primeiros poemas satíricos. Retorna ao Brasil em 1681. Por causa de suas sátiras, Gregório é degredado para Angola. Voltou doente ao Brasil e, impedido de entrar na Bahia, morreu em Recife, em 1696.
       O autor não publicou em vida uma coletânea de seus textos – o que ocasionou inúmeras dificuldades para o reconhecimento da autoria. Esse fato, aliado ao de ele ter plagiado alguns escritores famosos da época, como o espanhol Gôngora, fez com que sua obra ficasse quase inteiramente desconhecida até as primeiras décadas do século XX.
A lírica
Cultivou 3 vertentes da poesia lírica: a religiosa, a amorosa e a filosófica. Como poeta lírico, adequou-se aos temas e aos procedimentos de linguagem freqüentes no Barroco europeu.
A lírica amorosa é fortemente marcada pelo dualismo amoroso carne / espírito, que leva normalmente a um sentimento de culpa no plano espiritual. A mulher, muitas vezes, é a personificação do próprio pecado, da perdição espiritual.
Na lírica filosófica, destacam-se textos que se referem ao desconcerto do mundo e às frustrações humanas da realidade. E também poemas em que predominam a consciência da transitoriedade da vida e do tempo, marcados pelo carpe diem.
A lírica religiosa obedece aos princípios fundamentais do Barroco europeu, fazendo uso de temas como o amor a Deus, a culpa, o pecado e o perdão, o arrependimento, além de constantes referências bíblicas. A língua empregada é culta e apresenta inversões e figuras de linguagem abundantes.

A sátira

É conhecido também como Boca do Inferno, em razão de suas sátiras. A sátira constitui a parte mais original da poesia de Gregório de Matos, pois foge plenamente dos padrões preestabelecidos pelo Barroco e se volta para a realidade baiana do século XVII.
“Que falta nesta cidade?... Verdade
Que mais por sua desonra?... Honra
Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha

O Demo a viver se exponha
Por mais que a fama a exalta
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.

Quem são seus doces objetos?.. Pretos
Tem outros bens mais maciços?... Mestiços
Quais destes lhe são mais gratos?... Mulatos

E que justiça a resguarda?... Bastarda
É grátis distribuída?... Vendida
Que tem, que a todos assusta?... Injusta.

Exercícios


01- (UFRS)Com relação ao Barroco brasileiro, assinale a alternativa incorreta.
a. Os Sermões, do padre António Vieira, elaborados numa linguagem conceptista, refletiram as preocupações do autor com problemas brasileiros da época,por exemplo, a escravidão.
b. Os conflitos éticos vividos pelo homem .do Barroco corresponderam, na forma literária ao uso exagerado de paradoxos e inversões sintáticas.
c. A poesia barroca foi a confirmação, no plano estético, dos preceitos renascentistas de harmonia e equilíbrio, vigentes na Europa no século XVI, que chegaram ao Brasil no século XVII, adaptados, então, à realidade nacional.
d. Um dos temas principais do Barroco é a efemeridade da vida, questão que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida eterna.
e. A escultura barroca teve no Brasil o nome de António Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que, no século XVII, elaborou uma arte de tema religioso com traços nacionais e populares, numa mescla representativa do Barroco.
02-(UFRN) A obra de Gregório de Matos — autor que se destaca na literatura barroca brasileira — compreende
a. poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
b. poesia satírica e contos burlescos.
c. poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
d. poesia confessional e autos religiosos.
e. poesia lírica e teatro de costumes.

03- (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta:
a. Julgada em bloco, a literatura brasileira do quinhentismo é uma típica manifestação barroca.
b. Na poesia de Gregório de Matos, percebe-se o dualismo barroco: mistura de religiosidade e sensualismo, misticismo e erotismo, valores terrenos e aspirações espirituais.
c. A literatura no Brasil colonial é clássica, tendo nascido pela mão dos jesuítas, com uma intenção doutrinária.
d. Com António Vieira, a estética barroca atinge o seu ponto alto em prosa no Brasil.
e. Não se deve dizer que a literatura seiscentista brasileira seja inferior por ser barroca, mas sim que é uma literatura barroca de qualidade inferior, com exceções raras.

04- Ao Barroco brasileiro pertencem:
a. Camões e Gil Vicente.
b. Manoel B. Oliveira e Gregório de Matos.
c. Sóror Mariana Alcoforado e Gregório de Matos.
d. Gandavo e Camões.
e. Gil Vicente e Manoel B. Oliveira.

05-)(FUVEST-SP)
 “Destarte,enfim,conformes já as fermosas
Ninfas cós seus amados navegantes,
Os ornam de capelas deleitosas
De louro e de ouro e flores abundantes.
As mãos alvas lhe davam como esposas;
Com palavras formais e estipulantes
Se prometem eterna companhia,
Em vida e morte,de honra e alegria.” Quem escreveu a estrofe acima?

a-)Luís de Camões      
b-)Almeida Garrett    
c-)Gil Vicente            
d-)Fernando Pessoa
e-)Antero de Quiental
   
06-(ESANSP)Tem-se a figura do Gigante Adamastor criada pelo poeta:
a-)português;Luís de Camõesem Os lusíadas
b-)brasileiro,Basílio da Gama,em O Uruguai
c-)português,Pe.Antônio Vieira,em Sermão da sexagésima
d-)brasileiro,Mário de Andrade,em Macunaíma
e-)n.d.a

07-Aponte a alternativa incorreta sobre o Sermão da sexagésima:
a-)O autor desenvolve dialeticamente a seguinte tese”A semente é a palavra de Deus”.      
b-)O estilo é barroco e privilegia a corrente conceptista de composição.
c-)O orador discute no sermão cinco causas possíveis que não permitiram a entrada da palavra de Deus no coração dos homens.
d-)Vieira baseia-se em parábolas bíblicas,e sua linguagem se vale de estruturas retóricas clássicas.
e-)Pela sua capacidade de argumentação,Vieira consegue,neste sermão,convencer os indígenas a se converterem.

08-(FUVEST-SO)Sobre o estilo de Coelho Neto:
 “Pode-se mesmo dizer...que o seu maior compromisso é com a linguagem,presa à tradição de prosadores seiscentistas,donde o excessivo aportuguesamento do estilo.”
(Antônio Cândico e J.Aderaldo Castello)
É obra representativa da prosa seiscentista:
a-)Monólogo do vaqueiro,de Gil Vicente.
b-)Os lusíadas,de Camões.
c-)Eurico,presbuto,de Alexandre Herculano.
d-)Nova floresta,de Manuel Bernades.
e-)Frei Luís de Sousa,de Almeida Garrett.

09-(FUVEST-SP)a respeito  do Padre Antônio Vieira,pode-se afirmar que:
a-)Embora vivesse no Brasil,por sua formação lusitana não se ocupou de problemas locais.
b-)Procurava adequar os textos bíblicos às realidades de que tratava.
c-)Dada sua espiritualidade,demonstrava desinteresse por assuntos mundanos.
d-)Em função de seu zelo para com Deus,utilizava-O para justificar todos os acontecimentos políticos e sociais.
e-)Mostrou-se tímido diante dos poderosos.

10-Assinale a incorreta:
O Barroco surgiu como reação aos ideais da Idade Média e à valorização demasiada da Antiguidade clássica,apresentando:
a-)a fusão do teocentrismo com o antropocentrismo
b-)predomínio do equilíbrio em todas as formas artísticas
c-)estilo rebuscado como manifestação de angústia
d-)predomínio de forma,cor e riqueza,em detrimento do conteúdo
e-)a fusão do pecado com o perdão

Gabarito
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
C
C
A
B
A
A
E
D
B
C

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