quinta-feira, 9 de abril de 2015

AS FIGURAS DE LINGUAGEM - Professora Ana



AS FIGURAS DE LINGUAGEM

As figuras de linguagem são divididas em três tipos: as de sintaxe, as de pensamento, e as de palavras.

Figuras de Sintaxe
*      Elipse: trata-se da omissão de um termo que pode ser facilmente identificado pelo contexto ou por elementos gramaticais presentes na frase.
“Jantei sozinho. E quando voltei a casa, fui direito ao atelier, destapei o retrato, lancei uma pincelada ao acaso, tornei a cobrir a tela.”
(José Saramago)
A omissão do pronome eu (imagine essa passagem com a repetição do pronome antecedendo as formas verbais!) torna o texto conciso e elegante e pode ser facilmente identificada pelos elementos gramaticais presentes na frase: a flexão de pessoa das formas verbais.
*      Zeugma: consiste na omissão de um tempo já expresso anteriormente.
“Que quero eu? Primeiramente, na ser derrotado. Depois, se possível, vencer.”
(José Saramago)
Temos, no exemplo, a omissão do verbo, já citado: Primeiramente, não [quero] ser derrotado. Depois, se possível, [quero] vencer.
*      Polissíndeto: (do grego: poli – muitos; síndeto – conjunção) consiste na repetição de conjunções coordenativas na ligação de elementos da frase ou do período.
E sob ondas ritmadas
e sob nuvens e os ventos
e sob as pontes e sob o sarcasmo
e sob a gosma e sob o vômito
e sob  soluço, o cárcere,o esquecido
e sob os espetáculos e sob a morte...”
                                             
(Carlos Drummond de Andrade)
*      Assíndeto: (do grego: a – ausência, falta; síndeto – conjunção) é a ausência de conjunções coordenativas na ligação dos elementos da frase ou período.
“Clara passeava no jardim com as crianças.
O céu era verde sobre o gramado,
a água era dourada sob as pontes,
outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,
a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
o mundo inteiro, a Alemanha, a China tudo era tranqüilo em redor de Clara.”
(Carlos Drummond de Andrade)
*      Inversão: como o próprio nome indica, consiste na mudança da ordem normal dos termos da frase. Os dois primeiros versos do Hino Nacional são um bom exemplo de inversão.
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante”

A ordem normal dos termos seria:
As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado
retumbante de um povo heróico.
*      Anacoluto: consiste na quebra da seqüência lógica da frase. Inicia-se uma frase que depois é quebrada para a introdução de uma palavra ou expressão que não tem relação sintática com a frase que se iniciou anteriormente.
“O homem, chamar-lhe mito não passa de anacoluto.”
(Carlos Drummond de Andrade)
*      Pleonasmo: consiste na repetição de termos ou idéias com finalidade expressiva, isto é, de enfatizar, de reforçar a mensagem.
“E rir meu riso e chorar meu pranto” (Vinícius de Moraes)
Quando a repetição de termos nada acrescenta à eficácia e à originalidade da mensagem, temos o pleonasmo vicioso, considerado um defeito de linguagem.
Fulano teve uma hemorragia de sangue.
A brisa matinal da manhã lhe fez muito bem.
*      Aliteração: consiste na repetição dos mesmos sons de natureza consonantal.
“Vozes veladas, veludosas vozes,
volúpias de violões, vozes veladas,
vagam nos velhos vórtices velozes
dos ventos, vivas, vãs vulcanizadas.”
     (Cruz e Sousa)
Se os sons repetidos forem de natureza vocálica (notadamente da vogal tônica), a figura recebe o nome de assonância.
“Sou um mulato nato no sentido lato
mulato democrático do litoral.”
     (Caetano Veloso)
*      Silepse: consiste numa concordância não com o termo que vem expresso na frase, mas com a ideia que ele representa. Por isso mesmo, também é conhecida como concordância ideológica.
*      Anáfora: consiste na repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases.
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta
Pro desfecho da festa
Por favor”.    
(Chico Buarque)

Figuras de pensamento
*      Antítese: consiste na aproximação de palavras que se opõem pelo sentido.
“Os jardins têm vida e morte.” (Cecília Meireles)
*      Ironia: consiste em utilizar uma palavra, expressão ou frase em sentido diverso do literal, obtendo-se, com isso, conotação depreciativa ou satírica.
“A excelente Dona Inácia era mestra na
 arte de judiar crianças”.
      (Monteiro Lobato)
*      Eufemismo: consiste em suavizar uma expressão desagradável, substituindo-a por outra menos brusca.
“Querida, ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro.”
(Machado de Assis)
*      Hipérbole: consiste na exageração de uma idéia com finalidade expressiva.
“O leito dos rios fartou-se
E inundou de água doce
A amargura do mar.”
(Chico Buarque)
*      Prosopopéia ou personificação: consiste em atribuir a seres inanimados predicados próprios dos seres inanimados.
“A lua,
tal qual a dona de um bordel,
pedia a cada estrela fria
um brilho de aluguel.
E nuvens,
Lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas
- que sufoco!”   
(João Bosco e Aldir Bilac)
*      Gradação: consiste na apresentação de idéias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax)
Dias e dias, semanas e meses trabalhou a moça tecendo teto e portas.”
(Marina Colassanti)

Figuras de palavras
*      Metáfora: consiste em utilizar uma palavra, ou expressão, em lugar de outra, por haver entre elas uma relação de semelhança, de similaridade. Toda metáfora é uma espécie de comparação implícita, em que o elemento comparativo não aparece. Observe o exemplo:
“Meu pensamento é um rio subterrâneo”.   
(Fernando Pessoa)
No caso, a metáfora é possível na medida em que o poeta estabelece traços de semelhança entre um rio subterrâneo e seu pensamento (por exemplo, a fluidez, a profundidade, etc).
*      Catacrese: trata-se de um tipo de metáfora que já se cristalizou, perdendo, até mesmo, relação com o significado original (por exemplo, braço da cadeira, de café).
“Vozes cantigas e risos
Ao pé das fogueiras acessas.”
    (Manuel Bandeira)
*      Sinestesia: trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.
“Vozes veladas, veludosas vozes
(Cruz e Sousa)
*      Metonímia/sinédoque: consiste em empregar um termo no lugar de outro, com o qual mantém uma relação de contigüidade (autor pela obra, todo pela parte, etc). Seguindo uma tendência moderna, não estabeleceremos distinção entre metonímia e sinédoque, já que ambas se sustentam na mesma relação de pertinência, de vizinhança.
“O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.”
   (Carlos Drummond de Andrade)

EXERCÍCIOS       

1) Reconheça e classifique as figuras de palavras, de construção e de pensamento:
(  ) “Quando uma lousa cai sobre um cadáver mudo”.
(  ) “Terrível hemorragia de sangue”.
(  ) “Das idades através”.
(  ) “Oxalá tenham razão”.
(  ) “Trejeita, e canta, e ri nervosamente”.

(1) Polissíndeto (2) Hipérbato (3) Epíteto (4) Pleonasmo (5) Elipse

A sequência que corresponde à resposta correta é:

A) 4,3,5,2,1    
B) 3,4,2,1,5    
C) 3,4,2,5,1    
D) 3,4,5,2,1   
E) 1,3,2,5,4

02) A figura de linguagem empregada nos versos em destaque é:
“Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável)
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
- Alô, iniludível!”
A) clímax      B) eufemismo   C) sínquise     D) catacrese     E) pleonasmo

03) Nos versos: “Bomba atômica que aterra
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica…”

A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado:

A) hiperbibasmo    B) sinédoque   C) metonímia  D) aliteração  E) metáfora

04- Leia o trecho do poema abaixo.
O Poeta da Roça
Patativa do Assaré
Sou fio das mata, cantô da mão grosa
Trabaio na roça, de inverno e de estio
A minha chupana é tapada de barro
Só fumo cigarro de paia de mio.

A respeito dele, é possível afirmar que

(A) não pode ser considerado literário, visto que a linguagem aí utilizada não está adequada à norma culta formal.
(B) não pode ser considerado literário, pois nele não se percebe a preservação do patrimônio cultural brasileiro.
(C) não é um texto consagrado pela crítica literária.
(D) trata-se de um texto literário, porque, no processo criativo da Literatura, o trabalho com a linguagem pode aparecer de várias formas: cômica, lúdica, erótica, popular etc
(E) a pobreza vocabular – palavras erradas – não permite que o consideremos um texto literário.
05. (UFRGS) O soneto é uma das formas
poéticas mais tradicionais e difundidas
nas literaturas ocidentais e expressa,
quase sempre, conteúdo:

(A) dramático. (B) satírico. (C) lírico. (D) épico. (E) cronístico.

06- (UFRGS) Considere as seguintes afirmações:
I - O romance é um gênero literário em constante evolução que, na sua configuração atual, utiliza-se das técnicas mais variadas, provenientes, inclusive, de outras artes como o cinema e a pintura.
II - O conto é uma narrativa em prosa, de curta extensão, cuja trama é em geral construída com tempo, espaço e número de personagens reduzidos.
III - A crônica moderna apresenta-se como um registro isento e distanciado de acontecimentos cotidianos presenciados pelo cronista.
Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

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